quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Livro transforma Jane Austen em vampira e critica o novo modismo literário

Escritora inglesa aparece em versão sarcástica na obra de Michael Thomas Ford

GABRIELA ZIMMERMANN
gabriela.zimmermann@an.com.br
http://www.zerohora.com.br/



Uma Jane Austen (1775-1817) ácida, crítica com sua própria obra e cheia de personalidade. Assim, o escritor norte-americano Michael Thomas Ford pinta a escritora de clássicos como Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito.

O livro Jane Austen — A Vampira pode ser considerado leitura de tarde de férias: tranquila e despretensiosa. Ford transforma Jane em uma vampira com 233 anos que vive nos Estados Unidos. Com isso, aproveita para alfinetar a onda de romances com temas vampirescos que inundou as livrarias desde o sucesso da saga Crepúsculo. Ford parece criticar livros que utilizam os seres sobrenaturais apenas para atrair leitores ávidos por mais sangue e presas.

Jane Austen – A Vampira começa mostrando o lado sarcástico de Jane que, dona de um livraria em uma pacata cidade ao norte de Nova York, precisa vender e acompanhar leituras de seus antigos sucessos – os quais ela já não aguenta mais. O problema é que ela não entende por que tanta gente ainda relê seus livros. E mais: como podem até se fantasiar de senhor Darcy, o mocinho de Orgulho e Preconceito.

Ford usa trechos reais de cartas de Austen à irmã Cassandra, o que o ajuda a construir essa Jane de mais de dois séculos de vida. Talvez pelas centenas de anos, a protagonista agora esteja mais crítica ainda e um pouco impaciente com o mundo. A nova Jane tem problemas para lançar seu mais recente romance e se vê às voltas com o orçamento apertado, já que não tem como receber por seus livros, pois está morta para o mundo.
O mote ajuda a reforçar a acidez e a falta de paciência da personagem, que vai ter de lidar também com um romance do passado, um admirador que trabalha perto e uma paixão pelo seu novo agente literário. As palavras que mais definem o livro são diversão e leveza. Ford compõe um cenário inusitado: Austen achando graça e ficando impaciente com o mundo moderno.
Além de Jane Austen, o autor aproveita para falar sobre as novas gerações de autores célebres, como Lord Byron (que, acreditem, foi o responsável por transformar Jane em vampira e segue os séculos apaixonado por ela). Sem dúvida, o livro aproveita o modismo e recicla autores de maneira divertida e bem provável. Para quem gosta de “embalagens”, o livro tem, ainda, uma capa bem montada e design condizente com a história, em uma edição criativa.

O autor é especialista em comédia e histórias macabras, escreveu diversos livros juvenis e adultos nos Estados Unidos e essa é sua estreia no mercado brasileiro. Ford ganhou o prêmio de Melhor Livro de Humor e tornou-se integrante da Horror Writers Association, após ter sido premiado com o Bram Stoker Award.





Sobre a obra

Jane Austen – A Vampira

- Autor: Michael Thomas Ford

- Lançamento: Lua de Papel, 309 páginas

- Gênero: ficção

- Preço: R$ 39,90

Nenhum comentário: